terça-feira, 26 de novembro de 2019

Como persistir no instrumento?

No vídeo da postagem anterior, o contrabaixista Marcelo Mariano dá a seguinte dica:

"Se você quer aprender a tocar baixo elétrico, procure. Hoje temos muitas facilidades nos meios de comunicação através da internet, grandes musicistas que são excelentes professores, ou seja, você tem que correr atrás. Mas lembre-se de que só você pode chegar ao seu sonho ideal, a ter o seu instrumento ideal, por você."

Analisando este trecho do músico no vídeo, conte-nos sobre sua(s) experiência(s) no(s) aprendizado(s) de instrumento(s) musical(is) e responda a seguinte pergunta: Quais desafios você acha necessário superar para aprender qualquer instrumento?

Contamos com a sua colaboração!


Dicas para a escolha do seu instrumento musical


Para escolher o seu instrumento, seja razoável. Leve em consideração o seu tamanho e o porte do instrumento que deseja aprender. Pesquise a disponibilidade do seu instrumento no mercado. Instrumentos raros são mais difíceis de encontrar, mais caros e com menos professores disponíveis para ensinar.  É bom lembrar que o som é feito também com a voz e que existem aulas e técnicas próprias para se desenvolver esta aptidão.

Musicista no estúdio de gravação com o Contrabaixo Acústico

Para estimular a sonoridade do Contrabaixo e de outros instrumentos musicais para crianças menores de 6 anos de idade, sugerimos o Musicalizador Infantil “Zorelha” para auxiliar no desenvolvimento e familiarização de sua percepção musical: https://univali-lite.github.io/zorelha/

Conheça também as dicas de "Como escolher um instrumento musical para seu filho?" da musicista Juliana Abra no Blog da Leiturinha: Aprender é Divertido - 25/11/2019. Disponível em:  https://leiturinha.com.br/blog/escolher-um-instrumento-musical/. Acesso em 26/11/2019.


O Contrabaixo Elétrico

O contrabaixo elétrico é um instrumento derivado da guitarra elétrica e surgiu principalmente pela dificuldade de se transportar e tocar o contrabaixo acústico. Nestes instrumentos de cordas, o som é produzido quando estas são acionadas, provocando compressões e rarefações no ar, chamadas ondas sonoras.



O contrabaixo elétrico foi inventado por Leo Fender em 1951 (EUA), usado pela primeira vez na banda de Bob Guildemann (blues e rock) tendo como nome a designação Precision Bass. Até então, as bandas de rock’n roll dos anos 50, como Bill Haley e Jerry Lewis usavam contrabaixos acústicos.  Estes e os contrabaixos elétricos possuem as mesmas afinações de cordas e semelhanças de extensão, as mesmas notas possíveis de se tocar. A partir daí, criaram-se distintos instrumentos onde variam os números de cordas (4,5,6 e excepcionalmente 7), além do 8 cordas (4 cordas com o encordoamento duplo), e as diferentes técnicas de se tocar (dedilhado, "slap", "tapping", "typewriter").

No vídeo abaixo, o músico paulistano Marcelo Mariano esclarece um pouco mais sobre o Contrabaixo Elétrico: 


Fonte:

Instrumentos Musicais

Quais são os Instrumentos Musicais?

Desde que a Humanidade começou a fazer música, o ser humano inventa instrumentos musicais, cada um com um som diferente. A diversidade deles está relacionada ao modo como emitem os sons. Por isso, podemos agrupar os instrumentos musicais de acordo com o seu funcionamento: os de corda, os de sopro e os de percussão. Conheça alguns desses instrumentos neste link:


Continue a explorar a página do componente Arte no Portal do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional - Fundepar/ SEE-PR e conheça mais sobre as expressões musicais e outras linguagens.

Boas Descobertas!

Olá!

Seja bem-vinde!


O Blog Efeito Arte quer despertar a sua expressão artística.


A iniciativa desse Blog é exercitar a TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) Aplicada à Aprendizagem, como requisito disciplinar do curso Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino 2019 (TCTE 2019) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, sob orientação do Prof. Robinson Noronha, para o componente curricular Arte do Ensino Básico.



Boas descobertas!